Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia propuseram uma nova forma de avaliar a adiposidade em adultos. Atualmente o uso do Índice de Massa Corporal (IMC) é largamente difundido para quantificar se o peso do paciente está em harmonia com sua altura e o cálculo utiliza como base o peso e a altura do indivíduo, através da fórmula IMC = Peso (em quilogramas)/(Altura x Altura (em metros)). Por ser de fácil realização, o IMC é largamente utilizado há cerca de 200 anos. No entanto, este cálculo representa muito mais a corpulência que a adiposidade, uma vez que indivíduos musculosos e obesos podem apresentar o mesmo IMC, dificultando assim fechar um diagnóstico nutricional sem o uso de uma bioimpedância ao calculo de % de gordura.
A pesquisa publicada na Revista Obesity apresenta o índice de adiposidade corporal (IAC) como uma alternativa, aparentemente, mais fidedigna para quantificar a gordura corporal, utilizando a medida do quadril e a altura. A medida do quadril é realizada a partir da projeção mais posterior dos glúteos em uma linha horizontal até a região anterior do quadril.
Vamos calcular o seu IAC. Pegue uma fita métrica e faça a medida do seu quadril. Adicione sua altura, pegue a calculadora e mande ver...
Para calcular o IAC não é utilizado o peso corporal. A fórmula do IAC é:
[Quadril/(altura x √altura)] – 18
A nova medida apresenta maior correlação com a gordura corporal medida por densitometria que o clássico IMC. Por isso, o IAC surge como alternativa mais fidedigna para a avaliação da adiposidade. Apesar disso, os autores salientam que é importante repetir o estudo em outras populações, como os indivíduos de origem européia. A pesquisa foi realizada com indivíduos de origem mexicana e africana. O IAC aparece como uma medida promissora para substituir o IMC, por ser mais específica para quantificar a quantidade de gordura corporal. No entanto, o cálculo não é tão simples e a medida do quadril é um pouco mais complexa que a simples pesagem do indivíduo.
Minha questão é...nós mulheres não estaremos em desvantagem com este novo indice visto que acumulamos mais gordura corporal no quadril e bumbum em comparação aos homens?????
Paula Fernandes da Cunha
Nutricionista graduada pela Univerdidade Gama Filho no RJ
Pós-graduada em Personal Diet pela Univerdade Gama Filho.
Atualmente atuando em consultórios particulares com atendimentos personalizados para crianças, adultos e idosos.
fisionutpaula@bol.com.br
Referencia
http://www.abeso.org.br/lenoticia/683/indice-de-adiposidade-corporal:-novo-metodo-de-avaliacao.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário